top of page
Atendimento
Fone: (43) 3367-8100 comercial@trinotecnologia.com.br
Infraestrutura e Licenciamento de Software
A Trino Tecnologia é Revenda Autorizada da Microsoft para licenciamento do software Microsoft Windows Server para o mercado corporativo comercial e educacional.
Abaixo estão informações referente ao Licenciamento do Windows Server, versões disponível, opções de licenciamento, modelo de contrato (CSP, Open Value, COEM), regras gerais de licenciamento.
Solicite sua cotação ou entre contato para duvidas!
Microsoft Windows Server 2025
O Windows Server é o sistema operacional líder da industria que conecta ambientes na infraestrutura local na nuvem, incluindo camadas adicionais de segurança e ajudando as empresas a modernizar aplicações e infraestrutura.
O Windows Server 2025 O Windows Server 2025 oferece avanços de segurança e novos recursos de nuvem híbrida em uma plataforma de alto desempenho com capacidade de IA.
O Microsoft Windows Server 2025 prepara você para o amanhã, ao mesmo tempo em que oferece a segurança, o desempenho e a flexibilidade de que você precisa hoje. Seja mais produtivo com rede mais fácil, armazenamento mais rápido e recursos de nuvem híbrida que se adaptam às suas necessidades. Antecipe-se ao que vem por aí com segurança voltada para o futuro e computação pronta para IA.
Microsoft Windows Server 2025 - Versões de Licenças Disponiveis
Licença Windows Server Standard 2025
A versão Standard possui praticamente todos os recursos da versão Datacenter permitindo 2 x maquinas virtuais/OSE, OSE´s adicionais podem ser adquiridos (licenciando núcleos) por meio de pacotes adicionais.
-
Projetado para aumentar a flexibilidade da infraestrutura do datacenter,
reduzindo custos operacionais.
-
Recursos de Virtualização inovadores e de gerenciamento
-
Proteção avançada de segurança como atividades suspeitas e proteção
de maquina virtuais
-
Gerenciamento e acesso Remoto
* Requer CAL de usuários ou dispositivos na mesma versão/ano
Licença Windows Server Datacenter 2025
A versão Datacenter é indicada para ambientes altamente virtualizados de datacenter devido à permissão ilimitada de OSE´s (maquinas virtuais). Possui todas as recursos da versão Standard e também alguns recursos adicionais
-
Projetado para aumentar a flexibilidade da infraestrutura do datacenter, reduzindo custos operacionais.
-
Ambientes altamente virtualizados com recursos de Virtualização inovadores e de gerenciamento
-
Proteção avançada de segurança como atividades suspeitas e proteção de maquina virtuais
-
Gerenciamento e acesso Remoto
* Requer CAL de usuários ou dispositivos na mesma versão/ano
Veja comparativo entre as versões (Versão Standard x Datacenter)
Microsoft Windows Server - CAL
CAL de Acesso
O que é CAL "Client Access License" ou “Licença de Acesso ao Cliente”. A CAL é uma licença Microsoft para o acesso de usuários ou dispositivos ao Servidor Windows Server. A CAL fornece o direito de acesso para homologar/autorizar um dispositivo (desktop, notebook, celular, tablet) ou um usuário da rede a acessar o ambiente servidor com Windows Server instalado.
Tipos de CAL de Acesso
CALs de Dispositivo (Device CAL) - uma CAL para cada dispositivo que acessa seu servidor, independentemente do número de pessoa que usam esse dispositivo para acessar o servidor. Normalmente utilizado por empresas que tem trabalhadores que compartilham dispositivos, por exemplo, em diferentes turnos de trabalho.
CALs de Usuário (User CAL) - uma CAL para cada usuário que acessa o servidor para usar serviços como armazenamento de arquivo ou impressão, independentemente do número de dispositivos que eles usam para esse acesso.
CAL de Acesso Remoto
RDS CAL - "Remote Desktop Service ou "Serviço de Acesso Remoto", esta licença é requerida para acesso remoto aos Serviços de Área de Trabalho Remota do Windows Server. Para que cada dispositivo ou usuário que se conecte a um serviço da Área de Trabalho Remota é necessário uma CAL de RDS.
Este tipo de serviço são utilizados em ambientes de thin clients, onde os serviços e aplicações de negócios estão centralizamos em servidor.
A CAL de RDS, pode ser adquirida por Usuário ou por Dispositivo, da mesma forma que a CAL de Acesso.
A CAL de RDS, não substitui a CAL de acesso, para cada CAL de RDS, são necessários uma CAL de Acesso.
Microsoft Windows Server 2025 - Modelos de Licenciamento
O Licenciamento do Windows Server pode ser realizado (adquirido) de algumas formas:
Licenciamento ROK
O Reseller Option Kit (ROK) é uma opção de compra de software que permite aos distribuidores e revendedores adquirir produtos Microsoft personalizados para determinados servidores, mas não necessariamente instalados. Cada fabricante de servidor tem sua licença especifica do Windows Server. Esta licença é no formato OEM, fica vinculado ao Equipamento, a disponibilidade depende do estoque do distribuidor. Deve ser vendida/faturado juntamente com o Servidor. Em formato Rok, dependendo da disponibilidade do Distribuidor, temos a opção de Licença do Windows Server Standard ou Datacenter.
Licenciamento COEM
A Licença COEM é um modelo de licença para servidores que ainda não foram instalados um sistema operacional Windows e que pode ser adquirido separadamente do Servidor, ou seja independente do hardware
Quando a licença COEM é ativada, ficará atrelada ao hardware atual em que o Windows está instalado. Esta licença deve ser adquirida com um prazo mínimo de 05 dias da compra do Servidor. Nesta modalidade temos disponíveis Licenças do Windows Server Essentials (2019), Windows Server Standard e Datacenter.
Licenciamento por Volume Microsoft
O que é CSP: (Cloud Solution Provider) é um programa de licenciamento por volume da Microsoft, neste modelo Microsoft permite que empresas parceiras revendam as suas soluções e gerenciem todo o relacionamento com o cliente através de um contrato único com o cliente.
Licenciamento CSP Perpetuo
A Licença CSP Perpetuo é uma modalidade da Microsoft que veio substituir o modelo Open License da Microsoft, esta transição tem como objetivo permitir aos clientes uma mudança suave para a nuvem.
Nesta modalidade o cliente tem acesso vitalício as licenças adquiridas, mas não tem direto de suporte ou atualização do produto adquirido. As Licenças do Windows Server Standard ou Datacenter 2025 podem ser adquiridas neste modalidade.
Licenciamento CSP por Subscrição
O Licenciamento CSP por subscrição permite ao cliente final adquirir (assinar uma subscrição) do Windows Server Standard e CALs de acesso por um ou três anos.
*As licenças CSP após a opção de compra com o fornecedor, ficam disponíveis no site www.office.com para download.
Licenciamento Open Value
O Open Value é o programa recomendado pela Microsoft para uma organizações de pequeno a médio porte com cinco ou mais computadores desktop e quer simplificar o gerenciamento de licenças, gerenciar custos de software e ter um melhor controle de seus investimentos . No programa Open Value, o Software Assurance já está incluído, com suporte técnico e treinamentos. É possível realizar atualizações a qualquer momento, sem a necessidade de novos contratos. As Licenças de todas as versões do Windows Server bem como as CAL de acesso podem ser adquiridas nesta modalidade.
Requisitos mínimo para compra de uma Licença do Windows Server Standard ou Datacenter.
Para regularização a Microsoft e licenciamento correto, cada Servidor Físico ou Virtual deve ter no mínimo 16 cores licenciados, caso o servidor tenha mais de 16 cores, devem ser adquiridos cores adicionais para o servidor especificado. Independente do modelo de licenciamento CSP, COEM ou Open Value.
bottom of page